sábado, 28 de março de 2009

Como ela vive ?




















Cada formiga desempenha um papel como a rainha que dá continuidade a espécie, a função das operárias caçadoras ou coletoras é a de buscar alimentos líquidos, como néctar das flores e as fezes dos pássaros, são sugados no próprio local em que sào encontrados.
Os alimentos sólidos, como insetos, sementes, folhas e flores, são carregados para o formigueiro e lá são triturados pelas coletoras até se tornarem líquidos.

A digestão começa na boca passa para o papo, do papo um pouco do alimento segue para o intestino, onde a digestão continua. Partículas digeridas atravessam a parede do intestino, entram no sangue e chegam a todas as células do corpo da formiga. O que não é digerido sai pelo ânus.

O ar entra por orifícios da carapaça e segue por tubos muito finos. Deles, passa para as células onde é usado na respiração, produzindo a energia de que o inseto precisa para viver.

Além de aparelhos digestivos e respiratórios, a formiga tem cérebro e nervos, rim e a glândula de veneno localizada no fim do abdome para sua defesa. Em algumas espécies o veneno sai pelo ferrão; em outras, ele é esguichado.

As formigas também dividem o alimento e são muito limpas.
Em formigueiros de certas espécies vivem apenas algumas formigas. Em outras espécies há milhões delas.

As formigas se comunicam através de cheiros e este cheiro com todas juntamente caracteriza a colônia. Caso houver um intruso, mesmo que a colônia seja gigantesca, as formigas percebem e ficam alertas, pois elas o identifica porque seu cheiro é diferente.

2005 - Insetomaniacs - Fabianoz Sites

9 comentários: